FAJE endereça mensagem aos associados por ocasião do Dia Internacional do Empreendedor

FAJE endereça mensagem aos associados por ocasião do Dia Internacional do Empreendedor

Mensagem de felicitações do Presidente do Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE), enviada a nossa redação por ocasião do 5 de Outubro, Dia Internacional do Empreendedor, assinalado esta terça-feira.

Hoje, 5 de Outubro, celebra-se o Dia Internacional do Empreendedor, uma efeméride que homenagea o papel e o impacto das Micro, Pequenas e Médias Empresas, nas economias nacionais enquanto geradores de empregos intermédios na actividade da economia real.

Esta data tem particular importância para o sector do empreendedorismo, pois, diante das dificuldades encontradas no mercado nacional, muitos são os jovens empreendedores que buscam neste ramo novas oportunidades de rendimentos através do comércio directo se tivermos em conta a  acessibilidade que esta área oferece para quem explora outras formas de empreender.

Como uma plataforma vocacionada para este sector, o Fórum Angolano de Jovens Empreendedores ( FAJE), tem procurado através do seu escopo de actividades, conceber, executar e advogar iniciativas que alimentem técnica, material e financeiramente todo o ecossistema do empreendedorismo e afins. São os casos da Coopera-FAJE, iniciativa de financiamento alternativo à banca, às feiras do empreendedorismo, acções de formação de empreendedores e a captação de network como factor de resiliência na actividade produtiva dos empreendedores.

O cenário da actual que prevalece desde 2020 devido à pandemia da COVID-19, forçou o encerramento de muitas empresas, e, consequentemente, o aumento dss estatísticas globais de desemprego. Na realidade angolana, o ambiente é o mesmo e teve forte impacto negativo nas famílias, já que a grande maioria da população angolana além de jovem, constitui a maior força de trabalho em situação inativa ou inprodutiva.

Esta conjuntura apesar de difícil e sensível, chama-nos à coragem para efectivamente migrarmos para outras formas de fazer negócios, criar postos de trabalho, criar riquezas e apostar cada vez no potencial do empresariado juvenil local.

Porém, além da capacidade criativa e inovadora dos jovens empreendedores angolanos, entendemos que seja fazer mais para empoderar os empreendedores, através de políticas pública de iniciativa governamental que priorizem cada vez o acesso ao microcrédito e financiamentos, a desburocratização dos serviços que intervém no ecossistema das MPME’s, a vinculação do contributo das organizações de empreendedorismo às medidas do Executivo respeitantes ao sector, etc.

Estas palavras vêem em nosso colectivo e particular, para render à homenagem merecida a todos os jovens angolanos empreendedores, que se debatem todos os dias no fomento do emprego, na habilitação profissional em empreendedorismo e, no fim dia, representam o orgulho da comunidade empreendedora nacional.

Bem haja o Dia Internacional do Empreendedor!

Fórum Angolano de Jovens Empreendedores, em Luanda, 5 de Outubro  de 2021

Paulo Victor Varela Narciso, Presidente do FAJE

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *